Nome: João Carlos do Nascimento M.
N : 20
Turma : Finanças
Prof. : Luís neto
Escola : E.E.F.M. GOV. LUIZ DE GONZAGA MOTA
Cultura espanhola
Brasão Oficial do Reino de España
A Cultura Espanha é provavelmente mais conhecida pelas touradas e pelo flamenco, mas conta também com pintores de fama mundial como são os casos de Salvador Dalí e de Pablo Picasso entre outros.
Outros dos pintores mais conhecidos são : Goya que viveu entre (1746-1828) e Velásquez (1599-1660), cujas obras podem ser admiradas no Museu do Prado, em Madrid. As obras mais importantes de Velásquez são " Las Meninas e "La Rendición de Breda".
Espanha tem também alguns compositores conhecidos mundialmente, nesse estão conhecidos cantores de ópera. Os compositores espanhóis de fama mundial incluem nomes como Enrique Granados, Isaac Albéniz, Manuel de Falla e Joaquín Rodrigo. Todos já ouvimos falar de Placido Domingo - o artista de ópera mais famoso de Espanha - assim como de José Carreras e de Montserrat Caballé.
As belas músicas e a danças flamencas surgiram no Sul de Espanha, mais precisamente na Andaluzia. Os ciganos enraizaram-se aqui, tendo desenvolvido a sua cultura em Espanha. Atualmente, a maioria das miúdas espanholas aprende a dançar sevillanas, uma das danças mais folclóricas.
O toureio ou a corrida de touros têm uma enorme importância na cultura espanhola. Foi no século XVIII que se tornou popular.
Música
Ao contrário de muitos outros países europeus, a Espanha foi berço de poucos compositores importantes de óperas e sinfonias. No século XVII, compositores espanhóis criaram uma modalidade de opereta chamada zarzuela, que combina canto e diálogo. Os músicosmais cinhecidos da Espanha no século XX são o violoncelista Pablo Casals, o compositor Manuel de Falla e o violonista clássico Andrés Segóvia.
Na Espanha existem cantos e danças folclóricas. O povo de cada região tem suas canções e danças especiais. O acompanhamento é feito com castanholas, violões e pandeiros. Danças espanholas como o bolero, o fandango e o flamenco tornaram-se mundialmente conhecidas.
O flamenco é uma emocionante mistura de dança, música e interpretação. Embora seja considerada parte da cultura espanhola, principalmente da região de Andaluzia, esse estilo musical tem fortes raízes ciganas e também árabes.
Originalmente o flamenco surgiu somente em forma de canto, sem nenhum tipo de acompanhamento. Seus intérpretes colocavam a alma em cena. Logo, surgiram as guitarras, o “cajón”, as castanholas,as palmas e também o sapateado que complementaram o cenário dessa bonita tradição. A guitarra flamenca tradicional é feita de uma madeira especial que a converte em mais leve e produz um som mais agudo.
Atualmente contamos com o flamenco jondo, que é a forma mais tradicional do flamenco, o flamenco clássico que utiliza acompanhamentos como a guitarra, a dança e o flamenco contemporâneo que mistura os dois anteriores e somam ao jazz.
Assistir a uma apresentação de flamenco é emocionar-se. A forma com que os artistas se envolvem nessa atmosfera de música tradicional e dança unidos à interpretação saída da alma é indescritível.
Cantores
Uxia Senlle
- Uma das mais belas vozes femininas da Espanha, a cantora galega Uxia Senlle se apresentou no Teatro Municipal de Niterói e no Teatro da UFF, com casa lotada. Acompanhada do pianista Paulo Borges, Uxia trouxe um repertório com composições próprias, fados e homenagens a amigos músicos, além de um poema de Luis de Camões. A obra da cantora de voz doce e suave, mas de presença marcante no palco, tem como base expressões musicais populares, sobretudo galegas.
Jabier Muguruza
– O cantor e acordeonista Jabier Muguruza, que se apresentou na quarta e quinta-feiras passadas no Teatro Municipal, animou a platéia com o som que une jazz à música tradicional da região do País Basco, num ritmo suave, lembrando a música popular brasileira. Bastante entusiasmado com a receptividade do público, o músico, que participa de vários projetos músico-literários, conversou muito com a platéia explicando a história de cada música que apresentava, sempre com bom humor e recebendo muitos aplausos.
Cuco pérez - “Nossas músicas são para dançar, não para ficar parado”. Foi assim que o arcodeonista Cuco Pérez convidou a platéia do Teatro da UFF e da Cantareira a participar do show, que realmente contagiou a platéia. O músico estava felicíssimo por estar no Brasil. “É um país muito querido”, disse ele. “Nossa expectativa para esta apresentação em Niterói era muito grande, e estamos muito contentes em estar nesta cidade. Este evento é uma forma muito importante de mostrar nossas raízes”, disse Cuco Pérez.
Ortophonk
- A Estação Cantareira se transformou numa verdadeira discoteca, na terça-feira, durante a apresentação do Ortophonk. O grupo mistura instrumentos tradicionais a samplers e pratos, misturando funk e jazz. A empolgação não ficou apenas com a platéia. Os integrantes também se surpreenderam com a receptividade do público. “Todos aqui são muito calorosos. Estamos encantados com a cidade”, disseram coro os integrantes. José Luiz Gutiérrez - Um dos maiores nomes do jazz contemporâneo da Península Ibérica, José Luiz Gutiérrez se apresentou no Teatro Municipal e na Estação Cantareira, acompanhado dos músicos Luiz Alberto Rodriguez Legido, Antonio Manorel Perez Bravo e Iñigo Azurmendi Muñoa. Além de jazz, o saxofonista, que nasceu na região de Castilha y Leon, fez incursões na música tradicional espanhola, no blues e na música clássica. Sua apresentação no Teatro Municipal contou com participação especial do músico niteroiense Marcelo Martins.
Festas /Feriados
· Janeiro
Festival Internacional de Música das Ilhas Canárias (La Palma e Tenerife.)Temporada de Ópera (Bilbao, Teatro Coliseo)Festival de Vídeo (Vigo, Galiza)
Fevereiro
Festival de Música Antiga (Sevilha, Andaluzia)Pasarela Cibeles (Festival da Moda em Madrid)Carnaval (em toda España)Arco (Feira Internacional de Arte, Madrid)
· Março
Semana de Música Sacra (em Cuenca)Las Fallas (Inicio das touradas, Valência)Rali Internacional de Carros Antigos (Barcelona)
· Abril
Feria Nacional del Queso (Semana do Quejo Espanhol, Cáceres)Mouros e Cristãos (Comemoração da vitória dos cristãos sobre os mouros, Alcoi)
· Maio
Fiesta de San Isidro (8-15 de maio, em Madrid). São as grandes festas da tourada, na praça de touros "Las Ventas".Feria del Caballo (Feira do Cavalo, Jerez de la Frontera)Concurso Nacional de Flamenco (a cada três anos, Córdoba)
· Junho
Copa del Rey (Final do Campeonato de Futebol)Festival Internacional de Música e Dança (Granada)Festival de Artes Gregas (Barcelona)
· Julho
Festival da Sidra (Nava, Astúrias)Festival Internacional de Santander (música, dança e teatro)Festival Folclórico dos Pirineus (Jaca, Aragón)Festival Internacional de Jazz (País Vasco)Festival de Teatro Clássico (Mérida)Festival de Guitarra (Córdoba)
· Agosto
Descida do Rio Sella (Corrida em caiaques, Astúrias)
· Setembro
Vuelta Ciclista a España (Corrida de Bicicleta)Festival de Otoño de Madrid (Teatro, música e dança)Festival de Cinema de San Sebastián (País Vasco)Bienal de Arte Flamenco (Sevilha)Festa Internacional do Folclore (Ronda, Málaga)
· Outubro
Festival do Açafrão (Toledo)
· Novembro
Los Magostos (Colheita da castanha em Sevilha)Festival Latino-Americano de Cinema (Huelva)
· Dezembro
El Gordo (maior prêmio da Loteria espanhola)Noche Buena (Dia 24 véspera do Natal)Noche Vieja (Dia 31 na Porta do Sol em Madrid)
Folclore
As antigas características regionais de Castela, Andaluzia, Galícia, Catalunha e das províncias bascas, acentuadas por contrastes naturais, continuam a existir, embora haja diferenças quanto à resistência em assimilar novos costumes. As comunidades locais preservam sua vitalidade, muitas vezes enfraquecida pela centralização do governo.Por outro lado, a industrialização criou classes superiores de banqueiros e homens de negócio que trazem consigo algum espírito de renovação. A própria Igreja espanhola, a partir do concílio ecumênico, tem cedido às pressões do Vaticano, promovendo reformas econômicas e sociais.
No entanto, os costumes tradicionais - alguns de grande beleza - persistem. A Festa é um dos principais traços da vida social espanhola, não só nos pueblos mas também nas cidades. Elas ocorrem em dias santificados e incluem peregrinações, feiras especiais, carnaval tudo acompanhado de fogos de artifício e touradas. As romerías aos lugares santos acontecem sobretudo no verão. Uma das mais conhecidas é a del Rocio, realizada no dia de Pentecostes, em Huelva. A verbena é uma feira noturna em cidades e vilas, principalmente Madri. Sevilha tem a sua feira de abril e a famosa procissão de semana santa, que dura vários dias. Valência é conhecida pela procissão de São José, em que se destacam enormes bonecos; em Pamplona há uma festa em que touros jovens são soltos pelas ruas e os habitantes transformam-se em "toreadores". A tourada, aliás, é o espetáculo nacional por excelência.
Museus
· A Casa Museu Gaudí, a morada do brilhante
arquitecto,é apenas uma parte dos edifícios
modernistas que os visitantes podem ver no
mágico e fascinante Parc Güell, uma obra-prima
universal que inclui obras do próprio Gaudí e dos
seus principais colaboradores.
· fundação Antoni
TápiesCriada por Antoni Tàpies em 1984 como uma instituição dedicada ao estudo da arte contemporânea, a sua biblioteca tornou-se uma das mais importantes do mundo na sua especialidade.
A Fundació Antoni Tàpies está instalada no edifício onde funcionou a prestigiada Editorial Muntaner i Simón, desenhado pelo grande arquitecto modernista Lluís Domènech i Montaner, em 1880; o edifício é coroado por uma escultura vanguardista da autoria do próprio Tàpies.
A fundação possui uma grande colecção de desenhos, pinturas,esculturas e gravuras produzidos por Tàpies, e organiza interessantes exposições temporárias.
Touradas
O espetáculo da-se numa Plaza de Toros (Praça de Touros). Na Arena. Algo parecido a um ginásio esportivo, porém com outras características. Neste lugar, as pessoas se sentam em arquibancadas (Tendidos) para assistirem a tourada (Corrida). Em todas as corridas o toro sai sacrificado.
Inicia-se com a solta do touro na arena, onde se dará a primeira das três fases da corrida, que são chamadas de (tercios). Na primeira etapa, denominada de (tercio de varas), o matador enfrenta o touro com uma capa vermelha, o qual é ajudado pelos (peones) seus assistentes, os quais buscam levar o touro para ser perfurado pelo picador (cavaleiro com lança), este monta um cavalo todo protegido contra as centenas de chifradas que o touro manifesta. Assim que o picador dá as suas estocadas no touro, enfraquecendo os seus músculos, inicia-se a segunda etapa, o (tercio de banderillas). Onde os banderilleros enfiam as banderillas (dardos afiados) nas costas do touro provocando ainda mais o touro e debilitando este também. As fotos acima mostram um touro com banderillas nas costas. A terceira e última etapa (tercio de muleta), o toureiro faz o espetáculo ficar bem bonito, com os gritos da platéia de olé-olé, ele usa a muleta (capa) fazendo passes para que o touro fique cada vez mais cansado, e tira os suspiros da torcida. As vezes, os toureiros perdem a vida neste tão perigoso tercio. Como foi o caso de Manolete, um dos maiores matadores que já existiu. Morreu em 1947 ferido pelo touro Islero em Linares, Jaén. E tantos outros toureiros. Enfim, depois de tantos passes, gritos de olé, o matador se prepara para dar a estocada final. Com um movimento da muleta e a aproximação do touro, este enfia toda a sua espada fazendo o touro cair. É o final do espetáculo. Caso o touro não chegue a morrer com essa estocada. Rapidamente ele é sacrificado, para não ocorrer o sofrimento do animal. Com o termino da festa, vem uma carroça, com cavalos todos enfeitados e faz o arrastre de toros (tiram o touro morto da arena).
A Fiesta de San Isidro (8-15 de maio, em Madrid). São as grandes festas da tourada, na praça de touros "Las Ventas".
· Pintores
Osmaiores e principais pintores espanhóis durante o belo Século de Ouro foram El Greco, Murillo e Velázquez. Um dos primeiros mestres da arte moderna, Goya, destacou-se durante o final do século XVIII e começo do século XIX.
O mais conhecido artista espanhol depois de 1900 foi Pablo Picasso. Ele criou, além de suas pinturas, magníficos desenhos, esculturas, gravuras e cerâmicas. Entre outros destacados pintores espanhóis modernos encontram-se Salvador Dali, Juan Gris, Joan Miró e Antonio Tapies.
· Figura antiga Fritando Ovos
Obra Prima do Dia (Semana de Velásquez)
· Comidas e bebidas
A comida espanhola tem uma boa recomendação no mundo todo. As mais saborosas sãos as tapas, a Paella, gazpacho (uma sopa gelada feita de pão, alho, tomates, pepinos e pimentões), chorizo (lingüiça, temperada com alho e páprica), guisado, sopas, feijões, frutos do mar e as carnes entre outros.
Na Espanha existem muitas bebidas típicas como a sangria, o ponche, montilla, licores Calisay e Cuarenta e três.Uma das bebidas mais tradicionais na Espanha é a Sangria,que é feita com frutas e vinho tinto .
Calimocho ,Vino ,Cerveza Sangria ,Tinto de Verano ,Chupitos, Mojito ,Cava, Clar são outras delícias.
terça-feira, 23 de junho de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário